Finalmente o merecido descanso! Depois de um começo de ano mais atribulado devido às frequências e aos muitos trabalhos que tive, chegaram as minhas mini férias. Mini? Sim, muito mini, por sinal. Parto amanhã em direcção a Paredes de Coura para passar estes dias em familia, num momento em que sinto que precisamos mais de estar unidos devido a motivos vários. Depois, regressarei a Viana do Castelo e na máxima força, no próximo dia 10 de Abril. Como podem ver, as minhas férias nem duram uma semana. Enfim, parece que estamos num país em que cada vez mais nós, os alunos, fazemos o trabalho de professor. E agora perguntam-me porque digo isto? É simples: vejo muitos professores a sobrecarregar os alunos com este e aquele trabalho e eles passam as aulas a ler acetatos ou apresentações em power point. Nós não sabemos ler? Precisamos de ir para uma aula ouvir um professor ler acetatos e apresentações em power point? Não me parece, até porque isto, faço eu em casa e não preciso de andar a perder tempo em deslocações de um lado para o outro. Agora eu pergunto: Será que os professores consideram esta forma de actuação, a melhor para que nós, alunos consigamos reter a informação? Será esta a melhor forma para que existam aprendizagens? Será isto considerada uma forma de ensino? Poderá o aluno adequirir aprendizagens, sem que nada lhe seja explicado, mas apenas lido? Sei que é dificil responder a todas estas questões e provavelmente, na tentativa de resposta a cada uma, surgirão muitas outras que podem ser colocadas. Sei que isto pode acontecer. Mas temos de tentar encontras respostas possiveis para tal. Hoje em dia, considero esta situação muito notória, por exemplo na Escola onde estudo e muito sinceramente, não vejo sinais de retoma ao Ensino anteriormente efectuado e que felizmente ainda se verifica em algumas escolas. No caso da minha, noto que cada vez mais, os alunos aprendem por eles mesmos e o professor nao faz o seu trabalho de mentor dos ensinamentos. Na semana passada, falava com uma colega minha e ela disse-me que entre o dia 3 de Outubro e o dia 20 de Janeiro, período correspondente ao 1º sementre, na turma dela, por grupo haviam sido feitos 29 trabalhos. Ora, eles têm 8 disciplinas. Se fozermos as contas, isto dá em média, 3,6 trabalhos por disciplina. Não será trabalho a mais, quando algumas das disciplinas são apenas semestrais? Pois, a mim parece-me que sim. Cada vez mais, me parece que o aluno não tem vida fora da escola: Acorda cedo; vai para a escola; tem aulas durante toda a manhã; depois segue-se uma hora para almoçar e depois podendo ser, tem aulas até às 18 e 30h. Agora digam-me: depois de um dia assim, será que o aluno tem cabeça para depois de um dia repleto de aulas, ir fazer trabalhos para a escola? Tenho verificado cada vez mais isto. Termina o dia de aulas e os alunos enfiam-se na biblioteca da escola, porque tem de fazer os trabalhos. regressam a suas casas já tarde e claro, como estão cansados, querem descansar. E a familia? e os amigos? e as outras coisas que eles gostam de fazer? Pois, eles não tem tempo para tudo. Poderia estender-me neste conteúdo. Ainda existia muita coisa que poderia ser pensada e escrita, mas na verdade, penso mais importante procurar responder a todas estas questões que coloquei; colocar outras e juntamente, procurarmos responder. Obrigado pela atenção... |
quarta-feira, 4 de abril de 2007
Assim não Dá!...
Postado por Sofia Cunha às quarta-feira, abril 04, 2007
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3 comentários:
Adquirir* :P
Olha, abordas um assunto pertinente que já pensei algumas vezes: a pedagogia em Portugal.
Também passei por essa fase intensa de trabalhos e nas aulas assistia a alguns professores a leccionar segundo as leituras dos slides de PWP e pouco mais.
Na minha opinião a reforma pedagógica poderia incluir turmas mais pequenas, maior número de aulas teórico-práticas e práticas, maior interacção entre docentes e a turma, um maior planeamento criativo das aulas e existirem cada vez mais estudantes e cada vez menos alunos, visto que o estudante é responsável activo pela sua educação e o aluno é um receptáculo passivo de informação.
Seria uma das formas de promover a criatividade e o prazer na formação, sendo que tu como futura professora tens autonomia para implementar muitas destas medidas se assim concordares.
Bacis e boas férias:)
Tenho vindo espreitar de vez enquando. Estou contente por ter voltado, de verdade. Tudo de bom para ti...um beijo e que continues bem...
Né
Gostámos da visita que fizemos ao teu blog, continua a postar como tens postado. Cumprimentos!
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