segunda-feira, 22 de maio de 2006



Racismo


Este é mais um dos temas que merece a minha visão e a daqueles, que tal como eu, o vêm como uma prática de injustiça e desonestidade por parte do próprio Ser Humano.
Eu não podia ser nem ficar indiferente a tal temática. Sou uma pessoa indiferente à diferença e sei que, nos dias que correm poucas pessoas o são. Cabe a nós, Seres indiferentes fazer com que esta vontade de “gozar” e rejeitar o outro não avance. Acima de tudo e independentemente da cor que possamos ter, somos todos Seres Humanos e tal como desejamos ser respeitados pelo próximo, devemos também mostrar a mesma imagem perante ele. Como se costuma dizer: “se respeitado queres ser, com olhos de respeito, o outro terás de ver”. E é nesta perspectiva que devemos ser pessoas capazes de aceitar a diferença, pois afinal o Mundo constrói-se pela diferença e se fosse para sermos todos iguais nem fazia sentido tantas pessoas. Pois, para quê? Se seríamos todos iguais e teríamos sempre as mesmas ideias. Não existiria evolução, nem progressos aos diversos níveis. Somos seres diferentes, e não existem pessoas iguais. Por isso, e a meu ver, todos diferentes e todos iguais aplica-se na verdade mas apenas na teoria, pois na prática acho que o Homem ainda não conseguiu atingir tal facto. No meio disto tudo, também de nada vale avançar se não nos respeitamos a nós mesmos. Aceita o que és e como és para que o próximo possas também aceitar. Sejamos quem somos, o mais importante é, acima de tudo sermos sempre NÓS. O respeito existe realmente, e se na verdade queremos ser dignos dele, devemos também saber dar-lhe uso.
Penso importante reflectir sobre esta temática, pois só deixando de parte estas indiferenças, conseguiremos, um dia, conhecer o verdadeiro significado da palavra respeito e dai sermos Seres felizes, num mundo onde reinará somente e simplesmente a indiferença!!!