sexta-feira, 29 de setembro de 2006

Testemunho de um Amor…


Por entre as ondas do mar,
Uma forte luz se aproxima.
São sinais de um longe,
Quem em lentos movimentos,
Das areias, eu vislumbro…
Sozinha e sem medos,
Nesta noite em que tudo é claro…
Noite em que tudo olha para mim:
As estrelas, talvez uma em particular,
A lua, com tudo para me dar,
O lindo céu, esperando clarear,
As águas que a luz vão trazendo,
E as areias, companheiras do ontem
Do hoje e do sempre e eterno amanha.
E porque não quero partir,
Aqui permaneço,
Até não mais querer aqui estar.

A luz agora mais perto,
Parece multiplicar-se e não vir só.
Os movimentos que se vislumbram
Fazem adivinhar dois vultos,
Que a mesma luz acompanham…

Bem perto, agora, das areias
Confirmo a multiplicação da luz,
Que em torno de um navio
Iluminava o seu mesmo conteúdo:
Dois amantes sem fim,
Que saindo do navio,
Se aproximam de mim…
E eu sem nada,
Nem mesmo temendo,
Olho recatadamente e sem loucuras,
Escrevo, escrevo o que sinto…
Eles amam-se e não o perguntei.
Eu mesma, assim o vi…
Porque o amor deles é transparente,
E deles passava para mim.
Nesta noite iluminada duplamente,
O Amor foi, é e será sempre assim…

1 comentário:

Gonçalo disse...

Lembro-me de ter passado grande parte da minha vida sem amor à literatura...Em pequeno era leitor assíduo das obras "Uma Aventura" e cheguei a ler também livros do "Triângulo Jota"...Portanto, era um leitor de aventuras que me proporcionavam uma boa disposição enquanto os lia mas que, a certa altura da minha vida escolar, uma professora de Português escreveu-me numa folha onde tinha as minhas preferências literárias, mais ou menos assim: "Tens de começar a ler outras obras como por exemplo António Nobre,..."
Na altura achei piada, achei que estava a brincar comigo, adorava ler livros de Aventuras e agora ia trocá-los por livros pesados e sem acção? A professora queria brincar comigo de certeza, pensei eu na altura...
Os anos foram passando e foi preciso chegar ao meu 12º ano para começar a descobrir o gosto pela leitura "difícil", um gosto que se tornou facilitado à medida que percebia as entrelinhas das frases, nomeadamente quando uma explicadora minha me explicava os segredos das obras fabulosas de Fernando Pessoa e dos seus heterónimos. Desde essa altura comecei a gostar de analisar atentamente um texto, e principalmente, comecei a perceber o sentido da poesia...
Felizmente, conheci este ano uma poetisa de seu nome Rita Sofia Cunha:), uma pessoa muito especial que me tem proporcionado momentos muito deliciosos de poesia, dando continuidade ao gosto que tenho pela literatura em geral, mas abrindo-me horizontes no mundo da poesia.
Tanto gosto de ti na prosa como na poesia, mas por exemplo neste texto fiquei quase sem palavras pela tua facilidade artistica, pela criatividade, pela imaginação, pelo domínio das palavras, pela tua tenra idade em que já demonstras tanta maturidade...
Falando um pouco deste texto de forma específica, destaco as palavras-chave que usaste aqui para me proprocionares um momento saboroso enquanto o lia: Amor, Mar e Noite. Três palavras pequeninas mas cheias de significado para mim que, em conjunto, se tornam num sonho por realizar e numa fantasia sem limites para mim...Uma fantasia que acredito que seja real um dia, tornando a natureza ainda mais bonita por assistir ao auge dos momentos naturais, ao auge do AMOR...Quando leio atentamente este texto, imagino-me como uma das pessoas de que falas, iluminando ainda mais a noite com a luz dos meus sentimentos intensos pela princesa que me acompanha...Imagino a Lua, a estrela cintilante, o mar brilhante, a silhueta de dois corpos, a brisa maritima, a água refrescante, um olhar feliz em uníssono com o momento de AMOR...
Gostava de ter a capacidade de expressar essa realidade da forma como tu consegues, mas sei que esse é um dom que nasce e cresce com as pessoas, e sei que tu nasceste com ele...Faz mais vezes as pessoas felizes com essa tua capacidade...Eu vou continuar a fazer rascunhos comparando com as obras que tu fazes...Porque eu não nasci com o teu dom, posso ter prazer na escrita, mas nem sempre o amor pela escrita basta para ter sucesso...falta o talento que procuro mas que tu já o tens...
Obrigado amiga por um dia me teres dado uma oportunidade para te conhecer...Beijinhos grandes:)