segunda-feira, 5 de março de 2007

Mais Um Ano Que Por Mim Passou!...



Eram 22 horas e 30 minutos.
“Sr.ª Maria, é uma Ritinha”. Estas foram as primeiras palavras proferidas pela parteira, depois do meu nascimento. A minha mãe sorriu e agradeceu…

Tal acontecimento deu-se há precisamente 21 aninhos, faz hoje mesmo. Na altura, os meus pais ainda não tinham decidido que nome me iriam dar. Mas se existiam dúvidas, essas mesmas dúvidas foram excluídas ali, no momento do meu nascimento. A minha mãe gostou tanto da expressão da Senhora parteira que acabou mesmo por me querer chamar Rita. Se esse nome não surgisse naquele momento, hoje provavelmente eu seria Rosa ou Sofia de primeiro nome. Mas e felizmente, penso que tenho dois nomes lindos (Rita Sofia).
Sou a 2ª filha mais velha do casal, senhores meus pais. Fui a única filhota que nasceu na Vila de Paredes de Coura. Os meus irmãos nasceram todos em Viana do Castelo. Mas pelo que os meus pais me têm dito durante estes anos todos, eu não dei sequer espaço de manobra. Parece que tinha pressa em nascer, e pelo que se consta até tive sorte: por pouco, nascia em pleno autocarro que circulava pelas aldeias da minha pequena Vila. Hoje e para me rir e fazer rir, viro-me para a minha mãe e pergunto-lhe:”fogo mãe naquele dia tinhas mesmo de te lembrar de andar de autocarro? Não podias fazer isso num outro diz?” E ela ri-se e ri-se. Acabamos as duas abraçadas a rirmo-nos de nós mesmas;).
Hoje acordei precisamente com um telefonema. Era a Senhora minha mãe: “filhota era só para te dar os parabéns! Faz hoje 21 anos que me apeteceu andar de autocarro” e sorriu depois… eu, ainda meia a dormir, respondi: “Obrigada mamã! O mesmo lhe desejo! sei que hoje faço 21 anos, mas também sei que há precisamente 21 anos te lembraste de fazer uma viagem de autocarro pela nossa linda vila e por pouco, muito pouco, também eu acabaria por viajar naquele autocarro” e rimos mais uma vez as duas… É bom, muito bom recordar que estas histórias nos fazem viver ainda mais felizes. Afinal, recordar é mesmo Viver!

Podia dizer-vos muitas e diversas coisas sobre a minha vida até hoje. Contar-vos toda uma vida de histórias. Mas na realidade prefiro dizer-vos que quero muito continuar presente na vida das pessoas a quem pertenço. Quero continuar a mostrar-me presente em cada momento e em cada vosso instante. E continuando sempre e sempre a ser Eu, quero que saibam que em cada meu aninho me quero mostrar um apoio para vocês;) quero-vos muito amigos!

Para terminar, deixo a frase que já hoje, uma pessoa muito especial para mim, me deixou: “Foi neste dia que chegaste ao Mundo. Não pertencias a lugar nenhum, mas depressa ganhaste um lugar no nosso coração”…

Obrigado a todos;)