quarta-feira, 26 de julho de 2006

Quem sou eu?


Boa pergunta esta. Por vezes nem eu sei quem sou;)

Vou tentar ser clara. Ou melhor, mais do que o que sou, não posso ser;)

(Parece que começo mal)

Bem. É sempre difícil falarmos de nós mesmos. Sempre achei melhor serem as pessoas que nos conhecem a fazê-lo, mas tudo bem, vou tentar;)

Nome: Rita Sofia. Sempre mostrei preferência pelo meu 2º nome, ou não estivesse ele intimamente relacionado com a minha grande paixão, a poesia, claro. No entanto, raras, raríssimas são as pessoas que me chamam Sofia. Preferem Rita ou Ritinha. Não sei porquê mas deve ser talvez por ser mesmo este o meu primeiro nome, ou então não passa de uma simples homenagem à indecisão dos meus pais, afinal, já eu estava fora do ventre da minha mãe e eles nem tinham escolhido o meu nome. Hummm, talvez seja isto. Não, não sei. Enfim, tenho dois nomes lindos;)

Data de nascimento: acho que sou uma felizarda;) sou uma “peixinha”, nascida a 5 de Março de 1986. Pois, parece que já conto 20 primaveras. O tempo passa mesmo;) Mas os meus pais ver-me-ão sempre como uma bebé;)
Imagem física: cabelos loiros, até demais;) tenho olhos azuis clarinhos, cor do mar. são como uma arma. Já me disseram que são azuis, por vezes verdes, cinzentos e até já houve quem os visse como vermelhos. Eu vejo-os como azuis clarinhos. Não sou alta, mas também não sou muito baixinha. Digamos que sou uma pessoa de estatura media (por volta de 1,60cm). Chego onde chegam os grandes;) também não sou gorda nem magra. Considero-me um pouco forte (por volta de 65 kg). Tenho pele clara e sou uma pessoa super simples e natural.

Imagem psicológica: esta é aquela que mais valorizo em mim, e acima de tudo, nos outros. Sou uma pessoa muito calma, em todos os aspectos. Amiga, muito amiga das pessoas que adoro.
Tenho de concordar com os meus amigos e dizer que sou tímida, talvez demais.
Sou uma pessoa muito compreensiva, atenta e observadora.
Sou muito sincera, aliás, mais não posso ser. Procuro sempre ser o mais verdadeira possível. Adoro escutar as pessoas, dar-lhes conselhos ou mostrar o meu ponto de vista acerca das diversas sugestões.
Sou muito realista, vejo as coisas tal como são.
Ao mesmo tempo sou também sonhadora, típico dos peixinhos.
Detesto pessoas falsas, mentirosas e sem objectivos na vida. Gosto de falar, mas mai ainda escutar. Acho que esta é uma das melhores formas de conhecer as pessoas.
Considero-me muito sensível. Muito sentimentalista e romântica. dizem que sou uma lutadora.
Enfim, os meus amigos dizem que sou “uma caixinha de surpresas”. Cabe a vocês descobrir ou confirmar;)

Família: sem duvida, um dos meus maiores tesouros. Estão comigo em tudo e para tudo, onde estou e para onde vou;)

Defeitos e qualidades: a esta não respondo. Não, não estou a fugir aos defeitos. De certo também os tenho. Todos os temos. Mas neste aspecto, acho que as pessoas que nos conhecem são as mais indicadas para os enumerar. Acredito que não seja uma pessoa muito “defeituosa”, afinal aquilo que as pessoas podem ver em mim como defeito, é sempre um ponto de partida para eu mesma melhorar. Por outro lado, esta coisa de defeitos e qualidades é um tanto ao quanto subjectiva: o que pode ser defeito para uns, pode ser qualidade para outros e vice-versa. Qualidades? Também tenho, acho eu;) muito compreensiva, acima de tudo. O resto descubram!

Cor preferida: azul, azul azul azul e mais azul. Adoro a cor azul. Sempre escutei dizer que o azul acalma e traz clareza mental, tranquilidade, fidelidade, criatividade, paciência, compreensão, segurança, afectuosidade, alegria e paz de espírito. Para mim simboliza a sinceridade, a lealdade, a devoção, a fé. Adoro esta cor, que é a do mar, a dos meus olhos;)
Também gosto muito do verde que para mim simboliza a esperança, por exemplo num mundo mais justo, menos materialista e mais atento. E mais, afinal é a cor do meu assumido Sporting;)
Adoro cores vivas.

Os tesouros da minha vida: sem dúvida, a família, os amigos, a poesia e claro, o grande amor da minha vida. Quando aos amigos, eu não escolho os meus… são eles que me conquistam.

Carreira profissional: bem, acabei o 2º ano da Licenciatura em Professores do Ensino Básico. Espero terminar o cursito no menos tempo possível, claro;) Não digo que quero ser professora primária. Prefiro dizer que quero fazer uma especialização na área do Ensino Especial. Talvez seja a minha prioridade a nível profissional. Simultaneamente, espero conseguir continuar na área da escrita como sempre tenho feito, desde os meus 12 aninhos até hoje. No fundo, seja eu professora primária, seja professora de ensino especial, quero continuar a escrever;)

Cultura: muito há a dizer nesta área, mas tentarei, resumidamente, mostrar as minhas preferências. Como adoro escrever, adoro também ler. Os romances, principalmente, são obras que não dispenso na mesinha de cabeceira ou na minha estante. Até hoje, já li vários livros, desde aqueles que nos são propostos durante os estudos até outros sugeridos, ou mesmo outros que fui encontrando e que me despertaram particular interesse. De entre as minhas preferências, é difícil escolher, mas talvez “as palavras que nunca te direi”, “Os maias”, “Como água para chocolate”, sejam algumas delas. As minhas próximas leituras talvez sejam as de obras que me aconselharam: “código da Vinci” e “As leis do amor”. Para alem destes, adoro tudo o que é livro de poesia. Sou aficionada da poesia de Fernando Pessoa e das suas diversas “almas”, para além de outros poetas ou até poetisa.
No que ao cinema diz respeito… adoro filmes românticos. Sou uma romântica persistente. Chorei quando vi o “Titanic”. Adorei ver “Pearl harbour”. Sou pessoa de ver um bom filme.
O teatro apresenta-se na minha vida como mais uma paixão. Sempre gostei de assistir a peças de teatro e mais recentemente passei a participar também. É, sem dúvida, uma experiência enriquecedora.
Quando ao desporto… gostava de ter mais tempo para ele. Sempre adorei futebol. Jogar ou apenas ver, sempre foi uma paixão. Também gosto muito de basquetebol. Penso que já não jogo desde os meus tempos do desporto escolar. Adoro atletismos ou mesmo simples caminhadas. Adoro desporto;)
Acho que havia ainda muito a dizer, mas não posso ser muito extensa. Descubram vocês!

Socialização: bem, sou uma pessoa sociável. Adoro conhecer pessoas, fazer novos amigos, partilhar conhecimentos, e muito mais.
Não posso dizer que tenho muitos amigos. Na verdade tenho poucos, mas até hoje, o suficiente para ser feliz;) sou uma pessoa apaixonada pelos lindos seres que me fazem bem, que me fazem feliz;)
Na verdade, também não dispenso os meus momentos de isolamento e, para mim, nada melhor que o ambiente da praia para me sentir bem, reflectir… adoro estar na pria à noite, sozinha ou acompanhada…adoro, adoro, adoro….
Bem, não me alargo mais. Tudo isto apenas SOU EU… Amo ser EU.

Se quiserem saber algo mais sobre mim, dou-vos um conselho: partilhem comigo as vossas ideias ou opiniões sobre os posts que aqui apresento. Partilhem comigo. Afinal é no dar e receber que construímos a nossa felicidade e a dos outros. E quando falo em dar e receber, não tem de ser necessariamente algo concreto. Por vezes um simples gesto basta. …;) sejam felizes…;)

(Esta espécie de “autobiografia” surgiu como sugestão de várias pessoas , e eu resolvi fazê-lo) ;)