sábado, 22 de julho de 2006

Saudade...


Bela palavra esta … também eu a sinto … reflexo disso é o meu próprio blog. Afinal penso que os textos, reflexões ou poemas aqui presentes são precisamente uma espécie de recordação, saudade de algo que já vivi ou mesmo imaginei viver. Um livro que já li, uma momento que já partilhei, um debate que vi e lembrei, etc. … enfim … eu sou saudade. Nos meus momentos de reflexão sinto cada ocasião, cada situação de saudade como se ainda hoje a estivesse a viver e sei que isto acontece porque os momentos verdadeiramente especiais não se esquecem, mas vivemo-los de forma intensa sempre que os lembramos. Eu não sou excepção … vivo-os também e partilho-os porque vejo na partilha precisamente isso – uma forma de os viver intensamente …

Saudade ...
Sim, sintu-a.
Mais no presente
Do que no passado,
Mas sempre Saudade
Desse momento que já não vivo …

Interessa o presente
E dele me construo,
Mas recordo o passado
Que, para mim, não foi perdido …
Muito menos … esquecido!

Vivamos cada momento do presente, mas não pensemos nunca que o passado não mais em nós se reflectirá. Esses serão os momentos de saudade que teremos e sem eles … a credito que parte desse intenso presente não será aproveitado … sejamos fieis e seguidores da palavra … é bom ter saudades … de algo muito bom que já vivemos … tenha sido amor … amizade ... partilha … ou simplesmente um momento muito especial … saudade é algo abstracto que não temos concretamente mas, que de uma forma ou outra acabamos por possuir sempre muito intensamente ou se preferirem profundamente … claro, sempre que recordamos … podem-nos tirar ou levar algo que no contacto directo e concreto nos pode ser necessário mas, de certo, não nos tirarão a saudade, a possibilidade de a poder sentir …

1 comentário:

Gonçalo disse...

Saudade..palavra singular no vocabulário mundial...reflexo dos que partiram sentido nos que cá ficaram...determinante no vazio que nos assola a alma...proporcionadora do aumento da intensidade dos sentimentos por alguém especial...
Tenho sentido o sabor da saudade, porque é algo que se sente mesmo quando ainda não nos falta nada, e hoje foi um dos pontos mais críticos deste sentimento para mim...
Um curso que terminou...Uma vida de estudante deixada para trás...Amigos que partiram...Uma parte da minha vida que se foi embora...
Durante estes quatro anos, muitos momentos sucederam e todos eles deixaram a sua marca, pessoas que nos deixaram o seu sorriso, outras que com o seu olhar farão-me recordar delas para sempre, e , claro, gestos de partilha que sempre ficam no nosso álbum de memórias...
saudade...saudade...sim, intensificar-se-á bastante nos próximos tempos, mas por uma boa causa...pelo momentos especiais que consegui viver durantes estes quatro anos...isso ninguém me levará...
Um beijinho especial para quem ler este comentário e se identificar com o sentimento destas palavras...