segunda-feira, 5 de março de 2007

Mais Um Ano Que Por Mim Passou!...



Eram 22 horas e 30 minutos.
“Sr.ª Maria, é uma Ritinha”. Estas foram as primeiras palavras proferidas pela parteira, depois do meu nascimento. A minha mãe sorriu e agradeceu…

Tal acontecimento deu-se há precisamente 21 aninhos, faz hoje mesmo. Na altura, os meus pais ainda não tinham decidido que nome me iriam dar. Mas se existiam dúvidas, essas mesmas dúvidas foram excluídas ali, no momento do meu nascimento. A minha mãe gostou tanto da expressão da Senhora parteira que acabou mesmo por me querer chamar Rita. Se esse nome não surgisse naquele momento, hoje provavelmente eu seria Rosa ou Sofia de primeiro nome. Mas e felizmente, penso que tenho dois nomes lindos (Rita Sofia).
Sou a 2ª filha mais velha do casal, senhores meus pais. Fui a única filhota que nasceu na Vila de Paredes de Coura. Os meus irmãos nasceram todos em Viana do Castelo. Mas pelo que os meus pais me têm dito durante estes anos todos, eu não dei sequer espaço de manobra. Parece que tinha pressa em nascer, e pelo que se consta até tive sorte: por pouco, nascia em pleno autocarro que circulava pelas aldeias da minha pequena Vila. Hoje e para me rir e fazer rir, viro-me para a minha mãe e pergunto-lhe:”fogo mãe naquele dia tinhas mesmo de te lembrar de andar de autocarro? Não podias fazer isso num outro diz?” E ela ri-se e ri-se. Acabamos as duas abraçadas a rirmo-nos de nós mesmas;).
Hoje acordei precisamente com um telefonema. Era a Senhora minha mãe: “filhota era só para te dar os parabéns! Faz hoje 21 anos que me apeteceu andar de autocarro” e sorriu depois… eu, ainda meia a dormir, respondi: “Obrigada mamã! O mesmo lhe desejo! sei que hoje faço 21 anos, mas também sei que há precisamente 21 anos te lembraste de fazer uma viagem de autocarro pela nossa linda vila e por pouco, muito pouco, também eu acabaria por viajar naquele autocarro” e rimos mais uma vez as duas… É bom, muito bom recordar que estas histórias nos fazem viver ainda mais felizes. Afinal, recordar é mesmo Viver!

Podia dizer-vos muitas e diversas coisas sobre a minha vida até hoje. Contar-vos toda uma vida de histórias. Mas na realidade prefiro dizer-vos que quero muito continuar presente na vida das pessoas a quem pertenço. Quero continuar a mostrar-me presente em cada momento e em cada vosso instante. E continuando sempre e sempre a ser Eu, quero que saibam que em cada meu aninho me quero mostrar um apoio para vocês;) quero-vos muito amigos!

Para terminar, deixo a frase que já hoje, uma pessoa muito especial para mim, me deixou: “Foi neste dia que chegaste ao Mundo. Não pertencias a lugar nenhum, mas depressa ganhaste um lugar no nosso coração”…

Obrigado a todos;)



4 comentários:

Anónimo disse...

Linda realmente o teu nascimento podia ter sido mt atribulado, mas sensata como és lá te aguentas-te até casa:)olha eu não sei kem foi a pessoa k te deixou essa frase , só sei dizer k está cheia de razão, pois não é há muito tempo ainda k nos "conhecemos"e o teu lugar está cada dia k passa mais certinho no meu coração. Que os anos passem por ti com td do bom e do melhor ,k consigas os teus objctivos tanto a nível pessoal como sentimental, enfim k sejas mt feliz. Só te peço uma coisa, continua linda como és nunca mudes dentro desse teu lindo coração.
beijinhos

Sofia Cunha disse...

Querida Amiga Mar…

“Foi neste dia que chegaste ao Mundo. Não pertencias a lugar nenhum, mas depressa ganhaste um lugar no nosso coração”…

Suponho que a frase a que te referes no comentário que me deixaste, foi esta. É uma frase que normalmente e em cada ano que passa, tenho vindo a escutar provinda de uma das pessoas que mais adoro neste Mundo e que considero a minha melhor amiga. Curiosamente, tem também o meu nome. Sendo sincera, a Sofia é aquela amiga que não queres nunca perder, sendo que a nossa relação se tem tornado mágica e puramente linda pelos momentos que nos temos proporcionado uma à outra. É ela que em cada meu aniversário, faz questão de me dizer esta frase, assim, desta forma. É mais uma das pessoas Lindas da minha vida;)

Gonçalo disse...

Pelos vistos já se vislumbrava a Sofia a descer pelas pernas da mãe na saída do autocarro, quando o Hospital apareceu, para sorte do motorista que se livrou do parto.

Em boa hora o Hospital apareceu e a parteira teve a felicidade de te chamar instintivamente por Rita. Este nome em conjunto com o nome Sofia que a tua mãe já tinha idealizado, resultou num dos nomes mais bonitos que existem e, por sinal, o nome da minha irmã: Rita Sofia.

Foi há 21 anos que nasceste, mas a nossa amizade apenas nasceu há menos de um ano e desejo continuar a acompanhar-te nos anos vindouros para que possamos crescer juntos na amizade.
Partilho do mesmo desejo que proferiste e quero continuar a ser uma presença constante na vida dos meus amigos, nomeadamente na tua vida.

Gostei da agradável partilha familiar que nos dispensaste neste texto e achei interessante a maneira como te referiste aos teus pais como uns senhores: Senhores meus pais e senhora minha mãe. Já o facto de chamares mamã à tua mãe, já é para mim uma expressão familiar, vá-se lá saber porquê;)

Beijoca grande e um abraço com carinho para ti linda, com o desejo de um futuro proveitoso:)

Faz o favor de ser feliz:)

Anónimo disse...

mts arabens mesmo que atrasados :P beijinhos**