segunda-feira, 17 de julho de 2006

Mais do que uma simples palavra…



Aqui estou eu, mais uma vez,… desta, para “divagar” sobre a palavra mais bela do “nosso” Mundo, (pelo menos do meu) … não, não me refiro ao Amor. Para mim, a mais bela e que consta do dicionário é aquela que se refere à base de todos os Sentimentos que todo o Ser Humano pode ter. Sim, claro que é a Amizade, pelo menos para mim é-o.
Sei que muitas pessoas preferem valorizar a palavra Amor e até a consideram a mais bela, mas para mim não, para mim, de nada me vale ter o Amor se antes não tenho a Amizade do mesmo. Aliás, grande parte das pessoas que conheço preferem valorizar o Amor. Ainda bem que não todas.
Eu já tive algumas lições de vida e se há algo que delas retirei foi precisamente o facto de precisar de ter a Amizade antes de ter o Amor vindos da mesma pessoa. Sei que são sentimentos diferentes e saber separá-los em momentos distintos é também importante. Não sou pessoa de Amar quem não é meu Amigo.
Amigo… bela palavra esta, não é? Pois, mas sei que é difícil defini-la. Aliás, não considero sequer a existência de uma definição universal e se a há, essa não deve ser assim tão valorizada, pois o subjectivo e a opinião são mais fortes, pelo menos neste caso, do que qualquer lei universal… e realço, pelo menos neste caso, o que não quer dizer que seja assim em tudo.
Cada caso é um caso específico e a generalização destes não se aplica, ou pelo menos, não se deveria fazê-lo. E porque, para mim, Amigo é muito e muito mais do que uma simples palavra, não o desprezo, mas sim valorizo… e muito. Ele é Tudo… é… Alma… paz… ternura… carinho… saudade… choro… partilha… confiança… sentimento… e quem me conhece verdadeiramente sabe que esta minha lista de palavras que, por mais bonitas ou feias que sejam, nunca mais terminaria. E porque o Verdadeiro Amigo é muito mais do que tudo isto torna-se inútil e até mesmo fútil comparara-lo a certos ou determinados termos que hoje em dia demonstram dominar as atenções menos dominantes deste Mundo. Exemplos? … há muitos, mas a meu ver, o Dinheiro é o mais notável, ou não houvesse tanta luta pelo mesmo. É injusto, pois é, mas este é o nosso Mundo – o Mundo da reinação injusta e desculpem o termo… estúpida.
E agora pergunto… como pode uma palavra tão bela e inigualável como Amizade estar tão presente neste mesmo Mundo? Como é que Seres tão diferentes e que têm idealizações também elas distintas se integram no mesmo meio?
Amigos… este é o nosso Sempre Inútil Mundo… aquele que muitas vezes eu preferia não conhecer…
Penso importante, se não mesmo indispensável, reflectir sobre valores como Amizade, Amor, entre outros… mas sempre tendo como ponto de partida o sentimento, pois é precisamente esta capacidade de podermos sentir que nos permite referir ou até mesmo “divagar” sobre estes belos termos…

1 comentário:

Gonçalo disse...

Consideras que a mais bela palavra do mundo é a amizade...sem dúvida que é uma palavra bela, faz-me recordar grandes momentos já vividos na minha vida, e pensar quem seria eu sem os meus amigos?...De facto, nesta época de férias é natural pensar mais neles, porque sendo especiais e estando mais distante deles por razões diversas, os sentimentos começam-se a intensificar e a saudade a apertar...por isso, acredito que os amigos são para mim indispensáveis...
No entanto, consideraste que a palavra amizade seria mais relevante que a palavra amor...É uma opinião subjectiva e que, se me permites, discordo contigo...Apesar da amizade ser muito para a minha vida, julgo que há vários tipos de amor, sendo a amizade uma dessas formas...portanto, acredito que o amor é a mais bela palavra do mundo porque engloba todos os sentimentos nobres entre duas pessoas, inclusive a amizade...
Neste momento a distância que nos separa tem-me feito pensar muito na palavra amizade...tenho sentido que és uma das pessoas que, mais cedo ou mais tarde, teria de se cruzar comigo pela identidade em comum comigo e pela visão especial que possui acerca de um mundo ideal que eu também partilho...Tenho sentido muito a tua falta, mesmo tendo apenas estado contigo uma ou duas vezes, mas há coisas que se sentem e que não acontecem por acaso...Tu foste uma delas, concluí nestes dias que tens qualidades muito especiais, ainda por cima com uma maturidade acima da média, e que me faz desejar a presença eterna contigo, mesmo sem saber ainda de cor os traços do teu rosto...Também nada disso importa quando se gosta de alguém, para se amar ou criar uma amizade não é preciso ver, basta ter uma coisa muito especial...o coração...e isso já percebi que o tens e com contornos muito bonitos...
Espero continuar a sentir a tua amizade ou amor, como queiras, é uma questão de conceitos, porque o que interessa é o sentimento que sentimos um pelo outro e que partilharemos futuramente...Beijinhos linda;)